No ensino dominante:
· primeiro tem que por o indivíduo abaixo de c.. de cobra, desqualificar sua experiência e seu conhecimento, desqualificar até seu movimento corporal espontâneo.
· depois colocá-lo “em seu devido lugar”; habituá-lo a seguir pra tudo uma ordem lógica idealizada pelo opressor; quantificar e qualificar seus movimentos; domá-lo.
O ensino ativo e potencializador deve ter a experimentação como modo de operação:
· • experimentação produzindo um enriquecimento instrutivo e agregador – sentido mais simples
· • experimentação a partir de um intenso desejo, produzindo uma diferença no modo futuro do existir
O aprendizado depende:
1. do modo que se extrai o conceito advindo da experiência e como isso se coloca para o indivíduo dali por diante
2. do modo como isso é interiorizado corporalmente (lembrando que a mente é também corpo), de maneira que passe a fazer parte intrínseca do indivíduo
A condição do aprendizado criativo é a constituição de um meio comum afirmativo como princípio motor de diferenciação, meio esse como zona de continuidade autossustentável, continuidade da capacidade sempre crescente de aprender.
Aprender é afinar um instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro.
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Coitada da criança! Nessa época a igreja lhe informa que ela é uma pecadora nata. Já era essa de se achar a "bonitinha da mamãe". Agora ela é pe-ca-do-ra, e vai ter que passar a vida toda pagando por isso. Na escola põem no cu, na igreja põem no rabo.
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