2

Uma análise do arranjo Estrela do Mar

melhor visualização sempre no YouTube


Se quiser comparar e ouvir o áudio da música original, clique aqui
Para download da partitura clique aqui


Esse arranjo foi uma encomenda do grupo Octrombada, para um musical infantil em 2006. Fiz em 3 dias e quando terminei perguntei ao grupo se o restante do repertório era muito “pra cima” e felizmente eles disseram que sim, o que faria desse arranjo uma diferença. A música originalmente uma marchinha de carnaval, mas a letra com tema tão insólito me induziu a essa sonoridade. Não só a letra, mas as notas do tema inicial (“um pequenino grão de areia”) já me entregaram a sonoridade que preferi não escapar.

Não pensei em harmonia. Não quis saber quais acordes resultam, nem o nome deles. Não sei qual tom está, nem se é tonal ou modal o resultado. Fui pensando em sonoridades de cada instante, blocos sonoros, como cores numa tela, como se um polvo jorrasse tinta no mar.

Os primeiros compassos, antes do tema: a nota A(la), louca para agarrar o Bb(si bemol), que corre para virar o D(re) e quase é agarrado pelo E(mi). Um movimento indo e vindo próprio da água junto à areia no fundo do mar. Quando o tema faz “que era um pobre sonhador” o movimento das “águas” arremessa essa correnteza para cima em direção às estrelas. A frase “imaginou coisas de amor” soa como as canções e as cantoras do rádio da década de 40.

Em seguida (compasso 20) inicia-se uma fuga a passos pequeninos (em movimento não de 3ªs mas de 2ªs), num abrir/fechar intervalar para logo após (compasso 24) partir do mesmo ponto e abrir o acorde mais espetacular do arranjo inteiro. Nesse momento (compasso 26) acontece a síntese da canção: ela, a estrela, no céu e ele, o pequenino grão de areia, no mar a maior dor e a maior esperança. O movimento termina num “disse que disse” levando tudo abaixo.

A parte B da música é um contraponto onde no fundo nada se encontra (apesar de ser o trecho mais suave, mais tonal do arranjo pois a linha melódica não deixa dúvidas disso); o que há são conclusões precipitadas e arrojos passageiros praticados por sereias, ninfas marinhas próximas mas inalcançáveis.
A coda é como sempre deveria ser, o resumo de tudo. O tema “um pequenino grão de arei-a”. Essas notas, onde as sílabas estão sublinhadas, superpostas, são a base da sonoridade do arranjo todo.

Faça um comentário...

CAJU

QUE LINDO TECOOOOOOOO!!!

Unknown

Somente de ouvir achei o arranjo fantástico... agora que li o seu texto, e vi como vc na usou cada elemento da letra da música e a poesia gerada por sua imaginação achei ainda mais fantástico o arranjo..

Parabéns!!! Trabalho de muito bom gosto, bom senso e arte...

Postar um comentário

Siguiente Anterior Inicio