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2. Bauman: Desafios pedagógicos e a Modernidade Líquida

O papel dos educadores diante dos novos desafios
 

aprendizagem terciária vs. deuteroaprendizagem

aprendizagem terciária: a que promove a formação de competências de modo a desmantelar os esquemas cognitivos aprendidos antes; não deixa um sedimento duradouro, uma base sólida sobre a qual se pode construir, tampouco conhecimentos que possam sedimentar-se e crescer durante o processo dos estudos; o processo de aprendizagem é uma sucessão infinita de novos inícios, devido ao rápido cancelamento dos conhecimentos pregressos; é vista por Bateson como uma patologia;
deuteroaprendizagem:  é o "aprender a aprender"; lança bases sólidas, integrando as noções adquiridas a novos conhecimentos, permitindo prosseguir pela trajetória escolhida em todas as circunstâncias; torna a conduta dos alunos autônoma.

  Mas o pressuposto sobre o qual se funda o veredicto de Bateson não reina mais. A aprendizagem terciária parece patológica quando combina com o argumento de que a vida de cada um, inconstante e relativamente breve, é inscrita em um mundo estável e imperecível. Mas em uma modernidade líquida, contudo, a relação entre a vida e o mundo sofreu uma reviravolta; se parte agora do argumento contrário, no qual a vida do indivíduo, relativamente longa, é dedicada à sobrevivência em condições frágeis e voláteis através de uma série de "novos inícios" sucessivos




Meu pai não queria que eu fosse músico. Preferia uma profissão mais segura. Hoje todos têm que se adaptar à liquidez dos tempos voadores modernos. Nós, músicos, já estamos vivendo adaptados a esse rítmo há uns 600 anos.

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